Foto histórica dos acadêmicos na sessão solene de instalação da Academia Catarinense de Odontologia em 1992.
Esta foto histórica foi realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina ao final da sessão solene de instalação da Academia Catarinense de Odontologia em abril de 1992. A fotografia em questão reúne os primeiros membros da academia, um grupo composto por profissionais renomados, professores, pesquisadores e pioneiros da odontologia catarinense.
Contexto Histórico
A Academia Catarinense de Odontologia, foi criada no dia 20 de outubro de 1991 por um grupo de acadêmicos que a época sentiu a necessidade de valorização da classe odontológica sob vários aspectos, dentre estes, o reconhecimento de valores profissionais nas suas áreas de atuação e a preservação da história da odontologia.
O primeiro presidente da academia foi o Cirurgião Dentista Samuel Fonseca que presidiu esta solenidade realizada no auditório da reitoria da UFSC e teve como orador o acadêmico Lauro Caldeira de Andrada. Várias autoridades estiveram presentes destacando-se: o então Prefeito de Florianópolis, Bulcão Viana, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Bruno Schlemper, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Jorge Seara Polidoro, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Santa Catarina – ABO/SC, Casimiro Manoel Martins Filho, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina – CRO/SC, Paulo Nicolazzi e o presidente da Academia Pierre Fouchard, Alfredo Campos Pimenta.
Curiosidade
A fundação da Academia Catarinense de Odontologia ocorreu em uma sala anexa ao consultório do professor Samuel Fonseca localizado à rua Jerônimo Coelho, centro de Florianópolis. Assinaram a ata de fundação, 15 cirurgiões-dentistas na grande maioria professores do curso de odontologia da UFSC.