Os cadernos de estudos, utilizado durante a sua graduação em odontologia pelo professor Werner Springmann, são peças de grande valor histórico e acadêmico que oferecem um vislumbre das metodologias de ensino e aprendizado da odontologia no final da década de 1940.
Primeira imagem
A imagem mostra dois cadernos e uma folha com desenho e anotações manuscritas. À esquerda, o caderno tem a palavra “Prótese” escrita na parte inferior. No centro, uma caderneta semelhante traz a inscrição “Matéria Prática”. À direita, vê-se uma folha de papel com marcas de dobras, contendo um desenho anatômico do rosto humano visto de frente, com várias linhas que apontam para diferentes músculos faciais, acompanhadas de letras e números como referências. Abaixo do desenho, há uma legenda numerada:
- Frontal
- Superciliar
- Orbircular das pálpebras
- Piramidal do nariz
- Transverso do nariz
- Elevador comum do lábio sup. e da asa do nariz
- Elevador próprio do lábio superior
- Canino
- Zigomático menor
- Zigomático maior
- Risório de Santorini
- Masséter
- Semicircular sup. do lábio
- Semicircular inf. do lábio
- Quadrado do mento
- Triangular dos lábios
- Depressor do mento
- Cutâneo do pescoço
- Auricular anterior
- Auricular superior
Segunda imagem
A imagem mostra uma página aberta de um caderno antigo com capa rosa e uma folha dobrada contendo um diagrama anatômico. Na capa interna, há uma assinatura manuscrita com o texto “5º ano de odontologia – 1949”.
O desenho anatômico está relacionado ao sistema vascular da cabeça e pescoço. À esquerda, o diagrama mostra as artérias e estruturas principais do pescoço e cabeça:
- Temporal superficial
- Transversal da face
- Auricular posterior
- Occipital
- Facial
- Lingual
- Tireoide superior
- Carótida comum
- Carótida interna
- Carótida externa
- Artéria subclávia
- Aorta
- Tronco braquiocefálico
À direita, há um desenho menor destacando a bifurcação da Aorta, onde são visíveis a Carótida primitiva esquerda, Carótida primitiva direita, e as Subclávias direita e esquerda.
Essa ilustração parece ser um material de estudo sobre a circulação sanguínea, concentrando-se nas artérias que irrigam a cabeça e o pescoço. O foco está nas artérias carótidas e suas ramificações, que são essenciais para o fornecimento de sangue ao cérebro, face e estruturas adjacentes.
Sobre Werner Springmann
Nasceu em 19 de abriu de 1924. Graduado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Santa Catarina em 1950.
Especializou-se em Prótese Dentária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1965, universidade na qual exerceu a Livre Docência a partir de 1974. Na mesma universidade realizou seu Mestrado em Odontopediatria e realizou o seu Doutorado em Ciências, em 1975.
Atuou na Clínica Privada paralelamente como Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 1965 a 1985
Foi secretário Geral do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina no período de 1976 a 1978.
Membro da Associação Brasileira de Odontologia, secção de Santa Catarina (ABOSC).
Sócio Fundador, Emérito e Patrono da Cadeira nº 10 da Academia Catarinense de Odontologia (ACO).