Cadernos do professor Werner Springmann

  • A imagem mostra três itens antigos dispostos lado a lado. À esquerda, uma caderneta com capa marrom desgastada e a palavra "Prótese" escrita de forma manuscrita na parte inferior. No centro, uma caderneta semelhante, também com capa marrom, que traz a inscrição "Matéria Prática". Ambas têm um aspecto simples e envelhecido. À direita, uma folha de papel amarelada e dobrada, contendo um desenho anatômico do rosto humano visto de frente, com várias linhas que apontam para diferentes músculos faciais, acompanhadas de letras e números como referências. Abaixo do desenho, há uma legenda numerada explicando as partes indicadas. Todos os itens parecem ser materiais de estudo ou anotações acadêmicas antigas, provavelmente utilizados por um estudante ou profissional da área de odontologia, com foco em anatomia e próteses.
  • A imagem mostra uma página aberta de um caderno antigo com capa rosa e uma folha dobrada contendo um diagrama anatômico. Na capa interna, há uma assinatura manuscrita com o texto "5º ano de odontologia - 1949", indicando que o material pertence a um estudante do quinto ano de odontologia. O diagrama à direita detalha a anatomia da cabeça e do pescoço, destacando o sistema circulatório, com um corte lateral que identifica artérias como "Temporal superficial", "Transversal da face" e "Lingual", além das "Carótida externa" e "Carótida interna". Há também um esquema à parte do tronco arterial, com estruturas como "Aorta", "Tronco braquiocefálico", "Subclávia direita" e "Subclávia esquerda". As anotações manuscritas nomeiam diferentes vasos e partes do sistema vascular, sugerindo que se trata de um material de estudo detalhado de anatomia, provavelmente usado em aulas práticas.

Os cadernos de estudos, utilizado durante a sua graduação em odontologia pelo professor Werner Springmann, são peças de grande valor histórico e acadêmico que oferecem um vislumbre das metodologias de ensino e aprendizado da odontologia no final da década de 1940.

Primeira imagem

A imagem mostra dois cadernos e uma folha com desenho e anotações manuscritas. À esquerda, o caderno tem a palavra “Prótese” escrita na parte inferior. No centro, uma caderneta semelhante traz a inscrição “Matéria Prática”. À direita, vê-se uma folha de papel com marcas de dobras, contendo um desenho anatômico do rosto humano visto de frente, com várias linhas que apontam para diferentes músculos faciais, acompanhadas de letras e números como referências. Abaixo do desenho, há uma legenda numerada:

  1. Frontal
  2. Superciliar
  3. Orbircular das pálpebras
  4. Piramidal do nariz
  5. Transverso do nariz
  6. Elevador comum do lábio sup. e da asa do nariz
  7. Elevador próprio do lábio superior
  8. Canino
  9. Zigomático menor
  10. Zigomático maior
  11. Risório de Santorini
  12. Masséter
  13. Semicircular sup. do lábio
  14. Semicircular inf. do lábio
  15. Quadrado do mento
  16. Triangular dos lábios
  17. Depressor do mento
  18. Cutâneo do pescoço
  19. Auricular anterior
  20. Auricular superior

Segunda imagem

A imagem mostra uma página aberta de um caderno antigo com capa rosa e uma folha dobrada contendo um diagrama anatômico. Na capa interna, há uma assinatura manuscrita com o texto “5º ano de odontologia – 1949”.

O desenho anatômico está relacionado ao sistema vascular da cabeça e pescoço. À esquerda, o diagrama mostra as artérias e estruturas principais do pescoço e cabeça:

  • Temporal superficial
  • Transversal da face
  • Auricular posterior
  • Occipital
  • Facial
  • Lingual
  • Tireoide superior
  • Carótida comum
  • Carótida interna
  • Carótida externa
  • Artéria subclávia
  • Aorta
  • Tronco braquiocefálico

À direita, há um desenho menor destacando a bifurcação da Aorta, onde são visíveis a Carótida primitiva esquerda, Carótida primitiva direita, e as Subclávias direita e esquerda.

Essa ilustração parece ser um material de estudo sobre a circulação sanguínea, concentrando-se nas artérias que irrigam a cabeça e o pescoço. O foco está nas artérias carótidas e suas ramificações, que são essenciais para o fornecimento de sangue ao cérebro, face e estruturas adjacentes.

Sobre Werner Springmann

Nasceu em 19 de abriu de 1924. Graduado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Santa Catarina em 1950.

Especializou-se em Prótese Dentária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1965, universidade na qual exerceu a Livre Docência a partir de 1974. Na mesma universidade realizou seu Mestrado em Odontopediatria e realizou o seu Doutorado em Ciências, em 1975.

Atuou na Clínica Privada paralelamente como Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 1965 a 1985

Foi secretário Geral do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina no período de 1976 a 1978.

Membro da Associação Brasileira de Odontologia, secção de Santa Catarina (ABOSC).

Sócio Fundador, Emérito e Patrono da Cadeira nº 10 da Academia Catarinense de Odontologia (ACO).

Compartilhe!
Local de Origem

Período

Ano

1948 e 1949

Tipo de Acervo
Bibliográfico, Outros
Pular para o conteúdo