Instituto Polytechnico

  • Capa do livro "Instituto Polytechnico (no contexto socio-cultural de Florianópolis)", escrito por Amazile de Hollanda Vieira. A capa apresenta um design clássico, com uma foto sépia antiga sobreposta a um desenho simples de um copo de vinho e uma flor.

O livro Instituto Polytechnico: No Contexto Sociocultural de Florianópolis, escrito por Amazile de Hollanda Vieira e publicado pela a & p Editores em 1980, é uma obra que documenta a história e o impacto do Instituto Polytechnico de Florianópolis na sociedade catarinense.

O Instituto, fundado no início do século XX, foi uma das instituições pioneiras no ensino técnico e superior em Santa Catarina. A odontologia, em particular, foi uma área que teve grande desenvolvimento no Instituto, sendo responsável pela formação dos primeiros cirurgiões-dentistas no estado.

Em julho de 1979, a autora publicou com o mesmo título sua dissertação de mestrado em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Este documento pode ser baixado do acervo do MOSC neste link.

Leia o resumo da Dissertação

O presente trabalho buscou reconstituir historicamente o primeiro estabelecimento de ensino superior, o Instituto Polytechnico, organizado e implantado em Florianópolis em 1917 e extinto em 1935.

Desdobravam-se os Cursos do Instituto Polytechnico em: Preparatórios e Especialização. O Curso de Preparatórios dava oportunidade aos estudantes de obterem o certificado correspondente ao curso ginasial, indispensável na ocasião, para ingressarem nos cursos superiores.

O Curso de Especialização dividia-se em: Cursos de Farmácia, Odontologia, Agrimensura e Engenheiros Geógrafos e de Comércio, complementado este último pelo Curso de Datilografia. Formando respectivamente farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, agrimensores, engenheiros geógrafos e guarda-livros.

Dentro das possibilidades procurou-se focalizar a importância que o Instituto exerceu no contexto sócio-cultural de Florianópolis. Analisou-se, também, os condicionamentos que levaram a seu fechamento, uma vez que o momento era para alicerçar suas bases, diversificar seus programas e preparar seu corpo docente às exigências da Reforma do Ensino Superior havida com a implantação do Governo Provisório, em 1930.

Tem-se que considerar ser este o primeiro estudo sistemático a respeito do assunto e que as fontes de pesquisa foram suficientemente exploradas, mas não esgotadas, dadas as dificuldades de acesso.

Certamente novos estudos poderão surgir, enriquecendo e complementando esta dissertação.

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Local de Origem

Período

Tipo de Acervo
Bibliográfico, Livros
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